Índice de Sustentabilidade Empresarial vai atuar também no setor do comércio a partir de 2015

O setor do comércio é a principal novidade da nova carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), anunciada pela BM&FBovespa nessa quarta-feira (26), e que vai vigorar de 5 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro de 2016.

 Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice

Com a estreia da B2W Digital Lojas Americanas e da Renner, a certeira do índice sobe de 18 para 19 setores representados. Outra novidade é a entrada da JSL Logística.

Ao todo, a nova carteira reúne 51 ações de 40 companhias que somam R$ 1,22 trilhão em valor de mercado, o equivalente a quase 50% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&F com base no fechamento de 24/11/2014.

A presidente do conselho deliberativo do ISE, Sônia Favaretto, destaca que, das 40 empresas participantes, 34 autorizaram abertura das respostas que deram no questionário. “É boníssima a notícia, isso é demonstração de transparência”, afirma.

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Log In

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?